Dicas para quem quer trabalhar com um blog

Oi gente! Há alguns anos eu comecei aqui no blog um projeto especialmente voltado para produtores de conteúdo. A ideia era compartilhar tudo o que eu aprendi nesses 7 anos de blogosfera, e assim ajudar com o pouco que eu sei. É verdade que, por muitas vezes, o projeto foi deixado de lado, dando espaço a outros assuntos, também relevantes. Porém agora, com os novos planos que eu tenho para o GN, resolvi retomar as postagens com força total. O plano é falar sobre esse assunto com maior frequência e trazer um montão de dicas pra quem me acompanha!

Hoje, por exemplo, trago um post com uma participação muito especial pra mim: a Vi Camargos, da Brands & Blogs. Lá, eles trabalham com conteúdo, link building e marketing de influência. Ela, muito querida, deu dicas valiosas para quem quer trabalhar com um blog. Olha só como foi a entrevista! :)


GN - Na hora de buscar influenciadores para uma determinada campanha, o que vocês mais observam?

B&B - A primeira coisa a ser observada é o nicho. É imprescindível que o influenciador tenha afinidade com o produto ou serviço que o cliente quer divulgar. Por exemplo, não é legal fazermos uma parceria para divulgar acessórios de moda em um blog que só aborda decoração. No caso da Brands & Blogs, a gente gosta de trabalhar com conteúdos que sejam informativos e realmente  interessantes para os seguidores.    

GN - O que um blog precisa ter para ser selecionado?

B&B - A questão do nicho é uma regra mesmo. Porém, além disso, diria que depende muito do objetivo do cliente. Se o objetivo for apenas chamar a atenção para a marca, ou divulgar produto ou serviço, a qualidade do trabalho do influenciador, seja nos textos, fotos ou vídeos, e o número de seguidores nas redes sociais costumam contar. Porém, quando o cliente quer também aumentar a visibilidade na Internet e melhorar sua autoridade, que está relacionada ao seu posicionamento nas buscas do Google, por exemplo, observamos uma série de outros fatores. É aí que entram as métricas. Neste caso, usamos ferramentas para analisar o tráfego, os links que o site ou blog recebe e as métricas de autoridade que indicam se o site é bom e confiável aos "olhos" do Google. Nesse caso, é imprescindível que o blog tenha domínio próprio.  

GN - O que o blogueiro deve evitar?

B&B - Primeiramente, o plágio. O blogueiro deve trabalhar somente com conteúdo original. Vale lembrar que conteúdos duplicados podem prejudicar o site, além de fazer com que perca credibilidade. Deve também evitar postar fotos e vídeos em baixa resolução.  

GN - Que dicas você daria para quem deseja se profissionalizar?

B&B - A primeira coisa, como disse, é ter domínio próprio e investir em um layout bacana. Em seguida, investir na otimização do seu site. Para isso, o ideal é contar com a ajuda de um profissional de SEO. A otimização fará com que o site carregue mais rápido, proporcionará melhor experiência ao leitor, fazendo com que melhore seu posicionamento nos motores de busca como o Google. 

Além disso, sites com conteúdo de qualidade e postagens frequentes costumam ter bom desempenho. Então, a dica é investir em posts que tenham valor para os seguidores e nunca ficar longos períodos sem postar. Uma boa forma para nortear as pautas é estar sempre sintonizado com as novidades no seu nicho de atuação. O Google Trends é uma boa ferramenta para saber dos temas e matérias em alta no momento.  

É desejável que os blogs sejam empresas (ou MEI) e emitam nota fiscal ou RPA também. 

GN - Na sua opinião, existe um momento certo para começar a trabalhar com o blog?

B&B - Não. A partir do momento que se decide monetizar o blog, é preciso trabalhar bastante o site da forma como expliquei acima. É trabalhoso, demanda esforço, mas se feito da forma correta, pode gerar bom retorno.


Pra resumir:
- Invista em um layout bacana
- Tenha um domínio próprio
- Otimize seu site
- Respeite seu nicho e fale sobre assuntos com os quais tem familiaridade
- Produza conteúdo de qualidade, com imagens e vídeos em alta resolução
- Mantenha uma frequência de posts
- Se puder, transforme seu blog em empresa, para poder emitir nota fiscal


Viu, gente? Não tem hora certa para começar trabalhar com um blog: basta querer e se esforçar. A Vi lembra ainda que na B&B eles sempre revisam o mailing. Então, se você é um influenciador ou influenciadora digital, e está pronto para fazer do blog o seu trabalho, é só clicar aqui, preencher o formulário e aguardar. Quem sabe não tem uma oportunidade de parceria esperando por você agora mesmo?

Gostaram das dicas? Quem aqui também trabalha com o blog? Que assuntos vocês gostariam de ver num próximo post? :)

12 comentários:

  1. Dicas maravilhosas essas! Realmente há um certo passo a passo a se seguir para profissionalizar o blog e está tudo muito bem exemplificado na entrevista! Conteúdo indispensável pra quem quer transformar o blog em um negócio <3 beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a entrevista! Achei o post bem útil e não conhecia o trabalho deles ainda; achei super interessante. Inclusive vou dar uma olhada nos outros posts da tag. Volta com tudo que vai ser sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, elas são ótimas! Se puder, visite o site da Brands. Eles têm oportunidades bem legais para quem quer trabalhar com isso. <3

      Excluir
  3. Oi Mari, bacanas demais as dicas da Vi! É sempre bom ficar ligado nas oportunidades de parceria, né? E estar preparado para as demandas das empresas é importante demais. Um beijo :*

    ResponderExcluir
  4. Ahh que dicas maravilhosas.
    Adorei esse bate papo e puder ficar mais por dentro de como funciona =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente parabéns pelo post 👏🏼👏🏼 ainda não tenho o meu blog como a minha única fonte de renda. Gostei de todas as dicas e preciso aprender melhor sobre seo, pois tenho muita dificuldade.
    Nós próximos posts gostaria de saber sobre seo ou quanto cobrar por publicidade no blog.
    Bjs
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, obrigada pela sugestão! Vou estudar e escrever um post bem legal sobre o assunto! <3 Beijoca!

      Excluir
  6. Que post mais maravilhoso, já tive a oportunidade de trabalhar com esta empresa, amei as dicas.
    Charme-se

    ResponderExcluir